Novena a São Vicente de Paula


Oração inicial (para todos os dias)

Ó Pai de bondade, nós vos louvamos pelo grande testemunho de São Vicente de Paulo. Queremos, nesta oração, voltar nossa mente e nosso coração, para os exemplos e ensinamentos deste grande Santo, convertido pela vossa graça em gênio da Caridade. Seu exemplo de fé e de doação, de oração e de ação, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, nos ilumine e nos anime a melhor seguir vosso Filho Jesus Cristo e abrasar-nos sempre no vosso amor. Amém!

1º Dia


" A perfeição não consiste em êxtases, mas em fazer a vontade de Deus". "Seja a Divina Providência vossa força, vossa coragem e vosso guia em tudo e em toda parte". "Não podemos assegurar melhor nossa felicidade do que morrendo a serviço dos pobres, nos braços da Providência e numa total renúncia a nós mesmos, para seguir Jesus Cristo."

Ladainha de São Vicente de Paula (para todos os dias)

- Deus Pai Criador, Tende piedade de nós!
- Deus Filho Redentor,
- Deus Espírito Santo Santificador,
- Santíssima Trindade, Comunhão de amor,

- São Vicente de Paulo, Rogai por nós!

- Modelo vivo e atual de seguimento a Cristo Evangelizador dos pobres,
- Chama ardente de vida cristã,
- Arauto da ternura e da misericórdia divina,
- Pai das crianças e conselheiro dos jovens,
- Consolador dos enfermos e alívio dos sofredores,
- Amparo dos idosos e de todos os desamparados,
- Animador e formador do clero e dos leigos,
- Inspiração para todos os cristãos,

- Todos os pobres e excluídos de nossa sociedade, Lembrai ao Senhor!

- As crianças abandonadas e oprimidas,
- Os jovens, os adultos e os idosos marginalizados,
- Os encarcerados e todas as pessoas discriminadas,
- Os desamparados e os sofredores,
- As famílias em suas lutas e em seus sofrimentos,
- As vítimas da guerra e do ódio,
- Os desempregados, os sem-terra e os famintos,
- Os injustiçados, os marginalizados e as vítimas da violência,
- Os enfermos, todos os dependentes de substâncias químicas,
- As vítimas do materialismo e da falta de fé,
- Todos os servidores do Evangelho,
- As nossas comunidades e grupos pastorais,
- Toda a Família Vicentina,
- Os que lutam por um mundo justo e solidário,
- Nossos benfeitores, familiares e amigos,
- Todas as pessoas de boa vontade,
- Toda a Igreja presente e atuante no mundo inteiro,
- Toda humanidade em suas esperanças e angústias,

- São Vicente de Paulo, exemplo de fé, Rogai a Deus por nós!

- São Vicente de Paulo, modelo de esperança,
- São Vicente de Paulo, espelho de caridade e de justiça,

Ó Deus, cheio de amor e de misericórdia, por intermédio de São Vicente de Paulo, nós vos apresentamos as nossas alegrias e tristezas, as nossas esperanças e angústias. Vós que sois nosso Pai, sentido e força de nossa vida, fazei que todos nós, imitando São Vicente de Paulo, amando o que ele amou, praticando o que ele praticou, possamos nos revestir dos sentimentos e atitudes de Jesus Cristo Evangelizador dos Pobres e colaborar na construção do vosso Reino de amor, de justiça e de paz. Amém.


"Pai, vosso Servo São Vicente sabia descobrir a presença de Deus no pobre. Ele sabia descobrir vosso filho Jesus Cristo no pobre: naqueles que estavam sofrendo, naqueles que estavam precisando dele. Pai, acendei no coração de todos nós este amor do qual estava cheio o coração de São Vicente" (Dom Hélder Câmara).


Oração final (para todos os dias)


Ó glorioso S. Vicente de Paulo, nós vos saudamos protetor do Clero e dos pobres desamparados.
Vós tivestes a ventura de compreender o valor infinito da Graça, e tudo fizestes para conserva-la e aumenta-la nas almas, por meio do Clero bem formado na humildade e no amor de Deus.
Alcançai-nos do céu, pelas mãos da SS. Virgem, muitas e santas vocações sacerdotais para que não falte ao povo de Deus a Vida da Graça.
Amparai os pobres em suas necessidades espirituais e corporais. Fazei-os compreender que, na realidade, são eles os preferidos do Coração de Jesus, pois a pobreza tem imenso valor diante do céu.
Aumentai em todos nós o espírito de mansidão e de humildade para que, à imitação do nosso Redentor, e amparados pelo vosso exemplo, cheguemos às alturas, da santidade a que Deus nos chama com tanto amor. Amém
Reza-se Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.

2º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"Nosso Senhor Jesus Cristo é nosso Pai, nossa mãe e nosso tudo". "Vivemos em Jesus Cristo, pela morte de Jesus Cristo. Devemos morrer em Jesus Cristo, pela vida de Jesus Cristo. Nossa vida deve estar escondida em Jesus Cristo e cheia de Jesus Cristo e que, para morrer como Jesus Cristo, é preciso viver como Jesus Cristo". "Rogo a Nosso Senhor que Ele seja a vida de nossa vida e a única aspiração dos nossos corações".
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

3º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"A caridade está acima de todas as regras e é preciso, pois, que todas as coisas a ela se relacionem. É uma grande dama, é preciso fazer o que ela ordena. Empreguemo-nos, pois, com um novo amor a servir os pobres e também procurar os mais pobres e abandonados; reconheçamos diante de Deus que eles são nossos senhores e nossos patrões". "A caridade é um amor elevado acima dos sentidos e da razão, pelo qual nos amamos uns aos outros pelo mesmo fim pelo qual Jesus Cristo amou os homens para fazê-los santos neste mundo e bem-aventurados no outro".

Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)


4º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"Amemos a Deus, meus irmãos, amemos a Deus com a força de nossos braços e com o suor de nosso rosto". "O que a Igreja precisa é ter pessoas evangélicas que trabalhem para purificá-la, iluminá-la e uni-la ao seu Divino Esposo". "Trabalhemos para que Deus reine soberanamente em nós e, depois, nos outros".
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

5º Dia:

Oração inicial (para todos os dias)


"A Evangelização dos pobres é um ofício tão importante que foi, por excelência, o ofício do Filho de Deus. A ele nós nos aplicamos como instrumentos dos quais se serve o Filho de Deus que continua a fazer no céu o que fez na terra". "A Missão é um dos maiores e mais necessários bens que conheço". "Acender o fogo do amor divino em todas as pessoas é continuar a missão do Filho de Deus!"
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

6º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"Não devo considerar um pobre camponês ou uma pobre mulher segundo o seu exterior, nem conforme o que aparece ao alcance do seu espírito; tanto mais que, muitas vezes, quase não têm a aparência nem o espírito de pessoas racionais, tão rudes e terrestres que são. Mas virai a medalha e vereis, pelas luzes da fé, que o Filho de Deus, que quis ser pobre, nos é representado por estes pobres. ... Ó Deus, como é belo ver os pobres, se os consideramos em Deus e na estima que por eles teve Jesus Cristo!"
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

7º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"Dai-me uma pessoa de oração e ela será capaz de tudo". " A oração é o reservatório onde encontramos as orientações necessárias para desempenharmos os serviços que nos forem confiados. Quando tiverdes qualquer dúvida, recorrei a Deus e dizei-lhe: 'Senhor, que sois o Pai das luzes, ensinai-me o que é preciso que eu faça neste momento."
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

8º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"Procurar a glória de Deus, seu Reino, sua justiça, significa antes de mais nada, interessar-se por uma vida interior que se manifeste na fé, na caridade, na esperança, numa atitude de entrega a Deus, tanto no trabalho, quanto no desejo de querer difundir o Reino de seu amor misericordioso".
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

9º Dia:
Oração inicial (para todos os dias)

"Marchemos, com segurança, no caminho real da cruz, onde Jesus será nosso guia e nosso condutor". "Deus nunca deixa de nos socorrer em tempo oportuno, quando de nossa parte, fizermos tudo o que podíamos". "Deus nos ilumina e nos dá força para podermos realizar nossa missão".
Reze a ladainha de São Vicente de Paula e a oração final (para todos os dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário