quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Santa Quitéria


Santa Quitéria foi a oitava das nove filhas do governador Lúcio Caio Atílio Severo e de Cálcia Lúcia Severo, famílias ilustres, porém idólatras. Nasceu no século V da era Cristã, na cidade de Braga, Portugal.

Cálcia Lúcia Severo, depois de ser estéril por muitos anos, concebeu e, por milagre da Divina Providência, deu a luz a nove meninas, que nasceram tão perfeitas como esposas que haviam de ser do Cordeiro Imaculado. Nesta época seu marido Lúcio Caio estava ausente, viajando pela península.

Cálcia dominada pela superstição e por se ver mãe de nove meninas, dadas à luz num só parto, decide afogar as nove meninas! 

Comunicando seu projeto a única pessoa que a havia assistido no parto, sua criada, Cita, e, depois de a obrigar a guardar o mais rigoroso segredo, ordena-lhe que primeiro divulgue a noticia de que ela tivera um parto infeliz e que as crianças vieram a morrer.

À noite, depois de a família ter se recolhido, Cálcia ordenou que Cita saísse e fosse mergulhar as nove meninas num dos poços do rio Este – subúrbio de Braga.

Cita era cristã, mas mantinha sua fé escondida por causa das perseguições. Saiu e foi direto à casa do Arcebispo de Braga, Santo Ovídio, o qual administrando o Sacramento do Batismo lhes pôs os seguintes nomes: BASÍLIA, EUFEMIA, GENEBRA, GERMANA, LIBERATA, MARCIANA, MARINHA, QUITÉRIA E VITÓRIA. 

Depois procurou famílias cristãs, nos arredores de Braga, para criarem e educarem as meninas.

Por essa época, levantou-se uma forte perseguição, pelos Romanos, contra os cristãos. As nove irmãs acabaram por ser levadas à presença do Cônsul, que era o seu pai Lúcio Caio. 

Ai chegadas, revelaram ao espantado pai toda a verdade. A mãe confessou, o pai perdoou e recebeu-as nos seus domínios.

A partir daí, os pais tentaram por todos os meios, afastá-las da religião cristã. Sem sucesso, no entanto, pois as nove acabaram por fugir do palácio real. 

Apenas uma foi encontrada: Quitéria e, de novo levada à presença de seu pai, que a partir daí se tornou mais tolerante a respeito das praticas religiosas de sua filha.

Nova fuga ocorreu quando Lúcio Caio quis obrigá-la a se casar com o nobre mancebo Germano. Fugiu para o Vale de Aufrázia, que desde sempre acompanhou a lenda do martírio de Santa Quitéria.

No século VII o povo começou a lhe atribuir milagres e venerá-la com mártir, sendo seu nome bastante difundido, sobretudo na França, Espanha e Portugal. Chegou no Brasil trazida pelos colonizadores portugueses.

Na história da Igreja sempre houve homens e mulheres capazes de perder sua vida por uma causa justa e pelo Evangelho. 

A jovem Quitéria consagrou-se inteiramente a Deus e sua morte foi a coroação de sua fidelidade à Fé Cristã.

O martírio de Santa Quitéria ocorreu no dia 22 de maio de 477. Por isso, todos os anos celebra-se sua festa neste dia. 

Sua imagem possui na palma que é símbolo do martírio. Suas vestes lembram a bandeira de Portugal, sua pátria, cujas cores são vermelho e verde.

No Brasil a única Capela chamada pelos peregrinos (romeiros) Santuário de Santa Quitéria erigida em honra à mesma Santa fica no município de São João, a 231 km do Recife.

Na capela há  um altar, a imagem da Santa e um verdadeiro museu de ex-votos – pé, cabeça, corpo e etc – de diversos materiais como cera, madeira e gesso. 

No ‘santuário’ existe também uma galeria com fotos de políticos que fazem seus pedidos para Santa Quitéria e são atendidos.

Sabe-se pouco sobre a origem desse ‘santuário’. Comenta-se apenas que a imagem de Santa Quitéria fora trazida no inicio do século XVII da Península Ibérica, pelo avô português Severino Correia da Rocha, e colocada numa antiga casa de café, onde surgiu o ‘santuário’.

A sua festa naquele local inicia-se com o hasteamento da bandeira, no dia 30 de agosto, e reza-se a novena nas nove noites seguintes até o dia 8 de setembro. 

Entretanto no dia 7 de setembro festeja-se o dia de Santa Quitéria. Neste dia há uma grande visitação de romeiros que permanece durante o ano inteiro, principalmente aos sábados, domingos e dias santos.

ORAÇÃO
Antífona: Vinde esposa de Cristo, casta, vigilante e forte, pois o Senhor vos assinalou e escolheu para testemunhar e guardar a fé.
Rogai por nós, Santa Quitéria. Para que sejamos amos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus que em Santa Quitéria nos destes um exemplo de perseverança na fé, pela coragem, na confissão do Nome de Cristo, ajudai-nos a não vacilar e a ser testemunhas do Evangelho neste tempo de tantos enganos e seduções para sermos fiéis depositários do tesouro da fé que pelo Batismo nos confiastes. Por Cristo, nosso Senhor Amem!

SUA FESTA É CELEBRADA NO DIA 22 DE MAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário