sábado, 14 de maio de 2011

Madre Paulina




Quatro meses depois, Amábile, Virgínia e Teresa Anna Maule, outra jovem que se juntou a elas, fizeram os votos religiosos; e Amábile recebeu o nome de irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.


Também foi nomeada superiora, passando a ser chamada de madre Paulina.


A santidade e a vida apostólica de madre Paulina e de suas irmãzinhas atraíram muitas vocações, apesar da pobreza e das dificuldades em que viviam.


Além do cuidado dos doentes, das crianças órfãs, dos trabalhos da paróquia, trabalhavam também na pequena indústria da seda para poderem sobreviver.


Em 1903, com o reconhecimento de sua obra, madre Paulina foi convidada a transferir-se para São Paulo.


Fixando-se junto a uma capela no bairro do Ipiranga, iniciou a obra da “Sagrada Família” para abrigar os ex-escravos e seus filhos depois da abolição da escravatura, ocorrida em 1888. 


Em 1918, madre Paulina foi chamada à Casa-geral, em São Paulo, com o reconhecimento de suas virtudes, para servir de exemplo às jovens vocações da sua congregação.


Nesse período, destacou-se pela oração constante e pela caridosa e contínua assistência às irmãzinhas doentes.


Em 1938, acometida pelo diabetes, iniciava um período de grande sofrimento, iniciando com a amputação do braço direito, até a cegueira total.


Madre Paulina morreu serenamente no dia 9 de julho de 1942, na Casa-geral de sua congregação, em São Paulo.


Ela foi beatificada pelo papa João Paulo II em 1991, quando o papa visitou, oficialmente, o Brasil. Depois, o mesmo pontífice canonizou-a em 2002, tornando-se, assim, a primeira santa do Brasil.

Oração a Santa Paulina

Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.

(Pedir a graça desejada)

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Pai-Nosso - Ave Maria - Glória

V. Santa Paulina.

R. Rogai por nós!

SUA FESTA É CELEBRADA NO DIA 9 DE JULHO

2 comentários:

  1. Alberto Silva Castillo20 de novembro de 2014 às 13:26

    Soy Mexicano, conocí a la Madre Paulina por Claudia María Duarte de Florianópolis. En 2006 no tenía trabajo y le pedí a la Madre Paulina y para febrero ya tenía empleo. Ahora de que la conozco le pido a ella todos los favores. Saludos desde México.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alberto Silva Castillo, pelo comentário. Que Madre Paulina esteja sempre do teu lado e que Deus te abençoe. Abraços.

      Excluir