sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Santa Juliana de Cornillon





Também conhecida como Santa Juliana de Liege.

Na cidade de Liége, na Bélgica, numa das casas de uma aldeia chamada Retinne, nasceu em 1193 a pequena Juliana.

Ficando órfã aos cinco anos de idade, junto com sua irmã Agnes foram confiadas aos cuidados das irmãs agostinianas em Monte Cornillon.

Ali receberam uma boa educação e aprenderam a viver piedosamente, adaptando-se ao estilo de vida das religiosas.

Assim, com apenas 14 anos de idade ingressou definitivamente na comunidade das irmãs agostinianas.

O amor e a devoção da Irmã Juliana de Cornillon ao Santíssimo Sacramento sempre chamou a atenção por seu grau elevadíssimo.

Era Deus que já ia preparando-lhe o coração para que servisse de instrumento na grande missão de difundir o valor da Sagrada Eucaristia.

Num dia qualquer de 1208, irmã Juliana encontrava-se em oração quando teve a visão de um astro semelhante à lua cheia brilhante, mas com uma pequena incisão preta.

Temendo ser vítima de uma ilusão maligna, suplicou a Deus que lhe esclarecesse as visões, que passaram a se repetir diariamente.

Só depois de dois anos é que Nosso Senhor revelou o significado daqueles sonhos, dizendo-lhe: "A lua representa a Igreja e suas festas.

E a incisão negra significa a falta da solenidade cuja instituição eu desejo, para despertar a fé dos povos e para o bem espiritual dos meus eleitos.

Quero que uma festa especial seja estabelecida em honra ao Sacramento do Meu Corpo e do Meu Sangue".

No momento que julgou apropriado, irmã Juliana contou às autoridades religiosas a missão que havia recebido.

Falou com dom Roberto de Thorote (então bispo de Liége), ao doutor Dominico Hugh e ao bispo dominicano dom Jacques de Pantaleón de Troyes, que mais tarde seria eleito Papa, chamando-se Urbano IV.

Dom Roberto convocou um sínodo em 1246 e disse aos seus padres, religiosos e leigos que a festa de Corpus Christi passaria a ser celebrada.

Porém o bispo faleceu naquele mesmo ano e não viu seu desejo realizado. Muitos dos que se haviam oposto à celebração da festa ficaram aliviados, pois achavam que irmã Juliana tinha imaginação excessiva.

A religiosa passou a ser perseguida por causa de sua missão, sendo inclusive transferida por certo tempo para um lugar chamado Namur.

Apesar disso, em 1247 o Cardeal Cher, religioso dominicano, decidiu instituir a solenidade de Corpus Christi em toda a sua Diocese.

Foi ele mesmo quem conduziu o Santíssimo Sacramento na primeira procissão eucarística na Igreja de San Martin, em Liége.

Depois de anos de perseguição e sofrimento, a irmã Juliana viu sua missão concretizar-se.

Mas não conseguiu ver a festa em honra ao Santíssimo Sacramento ser estendida a toda a Igreja, pois veio a falecer em 5 de abril de 1258.

Em 1264 o Papa Urbano IV, que anos antes ouviu pessoalmente os relatos de irmã Juliana, determinou que a solenidade de Corpus Christi fosse celebrada pela Igreja em todo o mundo.

SUA FESTA É COMEMORADA NO DIA 6 DE ABRIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário