sexta-feira, 28 de outubro de 2011

São Bernardo do Claraval





São Bernardo de Claraval, ou de Fontaine, foi um abade de Claraval, santo e Doutor da Igreja. 
Nasceu em 1090 em Fontaine-lès-Dijon e faleceu em 20 de Agosto de 1153, na abadia de Claraval.
Foi um monge cisterciense e grande propagador da Ordem e defensor da Igreja. 
Uma das personalidades mais influentes do século XII.
Nascido numa grande família nobre da Borgonha, no castelo de Fontaine-lès-Dijon, Bernardo foi o terceiro de sete filhos de Tescelin o Vermelho (Tescelin Sorrel) e de Aleth de Montbard.
Com a idade de nove anos, é enviado para uma Escola Canônica , onde mostra um gosto particular pela literatura.
Em 1112, decide entrar na Abadia de Cister. Convence vários amigos, irmãos e parentes a ingressarem com ele na vida monástica e chega assim com outros 30 candidatos para entrar na Abadia.
Em 1115, é enviado à frente de um grupo de monges para fundar uma nova casa cisterciense no vale de Langres, em Ville-sous-la-Ferté. 
A fundação é chamada de Claraval e Bernardo é nomeado  Abade desta nova Abadia.
A disciplina imposta por São Bernardo é bastante severa. Bernardo busca formação nas Sagradas Escrituras e nos Padres da Igreja. 
Ele tem uma predileção quase exclusiva pelo Cântico dos Cânticos e por Santo Agostinho. 
Muitas pessoas afluem à nova abadia e Bernardo acaba de converter toda sua família: seu pai, e seus cinco irmãos tornam-se monges em Claraval. 
Para evitar a superlotação nesta Abadia, novas casas são fundadas. A partir de 1118, Bernardo escreve suas primeiras obras, tratados e homilias .
Escreve também uma Apologia que defende os beneditinos brancos. (os cistercienses segundo a cor de seu hábito) contra os beneditinos negros (clunisienses). 
Pedro, o Venerável, abade de Cluny, lhe responde amigavelmente, e apesar de suas diferenças ideológicas, os dois homens tornam-se amigos. 
Ele envia igualmente numerosas cartas para incentivar à reforma o resto do clero, em particular os bispos. 
Em 1128, Bernardo participa do concílio de Troyes, convocado pelo papa Honório II e pelo seu legado, Bernardo é nomeado secretário do concílio.
É contestado por uma parte do clero, que pensa que por ser monge, que se intromete em coisas que não são lhe concernem. 
É durante este concílio que Bernardo consegue o reconhecimento para a Ordem do Templo, os Templários, cujos estatutos são escritos por ele mesmo.
Torna-se uma personalidade importante e respeitada na Cristandade; ele intervém em assuntos públicos, defende os direitos da Igreja contra os príncipes seculares e aconselha papas e reis.
Em 1130, depois da morte de Honório II, é a sua voz que faz com que Inocêncio II seja aceito.
Em 1132, ele consegue do papa a independência de Claraval em relação a Cluny.
Em 1145, Claraval dá um papa à Igreja, Eugênio III. 
Quando o reino de Jerusalém é ameaçado, Eugênio III, ele mesmo um cisterciense, pede a Bernardo que pregue a segunda cruzada.1146.
Ele o faz com tanto sucesso que o rei Luís VII o Jovem e o imperador Conrado III tomam eles mesmos a cruz. 
Em 1148, no concílio de Reims, ele faz uma acusação de heresia contra Gilbert de la Porreé, bispo de Poitiers. Não obtém grande sucesso e seu adversário conserva sua posição e prestígio. 
Cheio de zelo pela Ortodoxia, combate também as teses e condena os excessos de Raul, um antigo monge de Claraval, que exige o massacre dos Judeus.
São Bernardo fundou 72 mosteiros, espalhados por toda Europa: 35 na França, 14 na Espanha, 10 na Inglaterra e Irlanda, 6 em Flandres, 4 na Itália, 4 na Dinamarca, 2 na Suécia e 1 na Hungria, além de muitos outros que se filiaram à Ordem.
Em 1151, dois anos antes de sua morte, existem 500 abadias cistercienses. Havia 700 monges ligados a Claraval.Bernardo morre em 1153 com 63 anos.
Foi canonizado em 18 de junho de 1174 por Alexandre III e declarado Doutor da Igreja por Pio VIII em 1830.

ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO À VIRGEM MARIA

Lembrai-Vos, Oh! puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados me prostro a vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

SUA FESTA É COMEMORADA NO DIA 20 DE AGOSTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário